Cultura viva em Imperatriz: Diálogo das Artes
- clarafnteles
- 5 de fev.
- 2 min de leitura
Reprodução da matéria do jornal imperatrizense: O Progresso

DIÁLOGO DAS ARTES é o nome que leva o projeto idealizado pela atual diretoria da ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA DE IMPERATRIZ (ASSARTI), contemplado no edital da Prefeitura Municipal de Imperatriz, via Fundação Cultural, CHAMAMENTO PÚBLICO 01/2025 – REDE MUNICIPAL DE PONTOS DE CULTURA DE IMPERATRIZ, que tem entre seus objetivos promover a inclusão social, a cidadania e a democratização do acesso à cultura, através da fomentação, formação e incentivo às diversas expressões culturais existentes em Imperatriz.
O início da efetivação deste projeto teve início no dia 10 de outubro de 2025, nos turnos matutino e vespertino. As apresentações foram alusivas à Semana da Criança, com apresentação de Contação de História: Narrativas Afro-brasileiras, com a artista Eró Cunha, e o espetáculo teatral “Palhaça na Rua”, com Jô Peteleco e Cia. Ainda contou com a apresentação circense “Coração no Circo (Circo Boto)” e a palhaça Laranjinha e Cia. A comunidade foi atendida, juntamente com estudantes de escolas públicas municipais, tais como: Escola Bilíngue, Frei Manoel Procópio e Morada do Sol.
O projeto terá sua programação efetivada até o dia 30 de maio de 2026 onde, durante este período, apresentará exibições de filmes, literatura, espetáculo teatral, exposições. música e contação de histórias, totalizando 20 eventos culturais ainda a serem realizados.
Com o intuito de possibilitar arte de qualidade, e gratuita para a população, além de instigar a formação de plateia, a programação será realizada em todas as suas etapas, exclusivamente no TEATRO FERREIRA GULLAR, e contará com a participação de artistas de cada área que o projeto abrange, cujas datas serão amplamente divulgadas.
O Teatro Ferreira Gullar, patrimônio cultural e artístico dos artistas e produtores culturais de Imperatriz, é administrado pela ASSARTI e certificado como Ponto de Cultura do Ministério da Cultura (MINC), via Lei Cultura Viva, de 13/01/2014.
Segundo Eduardo Palhares, membro titular do Comitê Gestor dos Pontos de Cultura do Maranhão, Coordenador de Cultura de Matrizes Africanas da Fundação Cultural de Imperatriz e secretário da ASSARTI, este projeto, que por ora está em andamento, é apenas um dos possíveis projetos aos quais a ASSARTI pode se credenciar à concorrência de editais públicos e/ou privados, pois está apta para tal credenciamento.
Diante da política de incentivo do governo federal, através do Sistema Nacional de Cultura (SNC), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e dos diversos editais de estatais e empresas privadas na área cultural, hoje a ASSARTI pode disputar, em igualdade de condições, a aprovação de projetos para serem efetivados junto à classe artística de Imperatriz, em benefício da população, garantindo acesso à produção cultural de qualidade a população de Imperatriz e região.
Dando prosseguimento à realização do Diálogo das Artes, no próximo dia 29 de janeiro, a partir das 20h, no TEATRO FERREIRA GULLAR, a programação terá como atração o show do cantor e compositor Erasmo D’bell.
As próximas atrações que irão ocorrer até o fim do mês de maio de 2026 serão divulgadas pela diretoria da ASSARTI em todas as redes sociais e junto aos seus parceiros culturais.
Fotos: Assessoria Assarti



.png)














Comentários